O
que são WEBQUESTS?
Segundo o site
www.educared.org,
WEBQUEST é a inclusão em sala de aula da busca de informações , a
pesquisa propriamente dita, utilizando-se da internet.
Foi desenvolvida
pelo professor Bernie Dodge, da San Diego State University.
Sua proposta é
desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também
estimular a criatividade.
Dessa forma poderá
aumentar o interesse do estudante e por possuir uma base
construtivista, permite que o próprio aluno construa seu pensamento
com base nas informações pesquisadas.
Podem ser
identificados seis elementos básicos em uma WEBQUEST:
- Introdução
- Tarefa
- Processo
- Recursos
- Avaliação e
- Conclusão.
Existem
diversas WEBQUEST disponíveis na internet e também pode ser
construída por qualquer professor obedecendo alguns critérios para
criação que são:
Tempo
- Qual é o tempo que podemos dedicar para atividade?
- Quanto tempo estimamos para cada etapa da atividade?
Recursos
- Dispomos de computadores necessários na escola?
- Possuímos conexão com Internet?
- Os alunos possuem computadores em suas casas?
Participantes
- Qual a idade dos alunos? Quantos são?
Organização
- É mais proveitoso que o trabalho seja realizado individualmente ou em grupo?
- Qual será o número de integrantes de cada grupo?
Temática
- Que tema do currículo queremos ensinar?
- Trabalhamos só com conteúdos de nossa disciplina ou realizaremos um trabalho interdisciplinar?
Atividade
- Construíremos essa atividade para: dar início a um novo tema, avaliar o progresso dos estudantes na aprendizagem de um tema já apresentado ou articular uma seqüência de conteúdos que trabalhamos?
Informação
- Na seleção do material para os alunos trabalharem, levamos em conta os critérios de validação de informação da Web?
Exposição
De que maneira queremos que, na finalização da atividade, os estudantes apresentem seus aprendizados?
- Qual é o tempo que podemos dedicar para atividade?
- Quanto tempo estimamos para cada etapa da atividade?
Recursos
- Dispomos de computadores necessários na escola?
- Possuímos conexão com Internet?
- Os alunos possuem computadores em suas casas?
Participantes
- Qual a idade dos alunos? Quantos são?
Organização
- É mais proveitoso que o trabalho seja realizado individualmente ou em grupo?
- Qual será o número de integrantes de cada grupo?
Temática
- Que tema do currículo queremos ensinar?
- Trabalhamos só com conteúdos de nossa disciplina ou realizaremos um trabalho interdisciplinar?
Atividade
- Construíremos essa atividade para: dar início a um novo tema, avaliar o progresso dos estudantes na aprendizagem de um tema já apresentado ou articular uma seqüência de conteúdos que trabalhamos?
Informação
- Na seleção do material para os alunos trabalharem, levamos em conta os critérios de validação de informação da Web?
Exposição
De que maneira queremos que, na finalização da atividade, os estudantes apresentem seus aprendizados?
Bibliografia:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233
Mariana Lima Coêlho
Nenhum comentário:
Postar um comentário