segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Educador e as Novas Mídias


O Educador e as novas mídias.

           A evolução tecnológica trouxe para o educador uma vasta gama de recursos que possibilitam o acesso imediato a todo tipo de informações. Computadores, smartphones, tablets dentre outros, colocam-no em tempo real em toda parte do mundo, e em contato com noticias e conhecimentos praticamente no momento em que são gerados. Nossos alunos, da mesma forma, tem acesso a essas mesmas informações e conhecimentos.
          Surge dessa nova situação uma indagação. Como transformar tamanho volume de informações em conhecimentos que terão utilidade para a formação e desenvolvimento dos envolvidos no processo educacional?
          O acesso e consequente uso dessas informações não podem ter como finalidade a simples replicação devendo funcionar como ponto de partida para discussões, avaliações e transformação das mesmas em conhecimento a ser compartilhado e rediscutido.
           O conhecimento por si só não promove transformações e cabe ao educador despertar em seu educando o interesse pela busca do conhecimento. Ao utilizar e ensinar novas tecnologias de informação como ferramentas na busca deste conhecimento o educador promoverá um processo em que ele e seu educando se tornarão agentes de aquisição e geração de novos conhecimentos.
           A adequação aos novos meios de transferência de informações deve ser encarada pelo educador como essencial para sua evolução ou corre-se o risco de vê-lo transformado em um objeto obsoleto e antiquado presente apenas nos museus e na memória de uns poucos.
 
Robson de Oliveira Resende

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