O
Educador e as novas mídias.
A
evolução tecnológica trouxe para o educador uma vasta gama de recursos que
possibilitam o acesso imediato a todo tipo de informações. Computadores,
smartphones, tablets dentre outros, colocam-no em tempo real em toda parte do
mundo, e em contato com noticias e conhecimentos praticamente no momento em que
são gerados. Nossos alunos, da mesma forma, tem acesso a essas mesmas
informações e conhecimentos.
Surge
dessa nova situação uma indagação. Como transformar tamanho volume de
informações em conhecimentos que terão utilidade para a formação e
desenvolvimento dos envolvidos no processo educacional?
O
acesso e consequente uso dessas informações não podem ter como finalidade a
simples replicação devendo funcionar como ponto de partida para discussões,
avaliações e transformação das mesmas em conhecimento a ser compartilhado e
rediscutido.
O
conhecimento por si só não promove transformações e cabe ao educador despertar
em seu educando o interesse pela busca do conhecimento. Ao utilizar e ensinar
novas tecnologias de informação como ferramentas na busca deste conhecimento o
educador promoverá um processo em que ele e seu educando se tornarão agentes de
aquisição e geração de novos conhecimentos.
A
adequação aos novos meios de transferência de informações deve ser encarada
pelo educador como essencial para sua evolução ou corre-se o risco de vê-lo
transformado em um objeto obsoleto e antiquado presente apenas nos museus e na
memória de uns poucos.
Robson de Oliveira Resende
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